Confira programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

MEMORIAL DE CULTURA CEARENSE – MCC
O Sagrado Coração do Ceará

 

Foto: Francisco Sousa

O Memorial da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, apresenta a exposição “O Sagrado Coração do Ceará”, de 19 de dezembro de 2012 a 19 de março de 2013. Uma reflexão sobre a fé e suas manifestações, ancorada na diversidade cultural cearense, pondo em valor tanto as manifestações do catolicismo tradicional – como de sua vertente sertaneja ou popular, – ressaltando ainda aspectos das culturas indígenas e africanas.

 Em cartaz até 19/03/2013. Entrada gratuita.

Programação do MCC – Janeiro de 2013

Em janeiro o Memorial da Cultura Cearense – MCC exibirá documentários e filmes relacionados à religiosidade nordestina. Todas as quintas às 17h no miniauditório do MCC.

10/01/2013 – O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto 
17/01/2013 – Chagas Abertas
24/01/2013 – Milagre em Juazeiro
31/01/2013 
– Romarias na terra do Padre Cícero 

Todos os sábados do mês de janeiro das 17h às 18h os educadores do MCC realizarão mediações com músicas barroca, indígena e afro brasileira na exposição “Sagrado coração do Ceará”. Venha conferir!

 

Exposições

 

Vaqueiros [Sala 4]

 

Foto: Marina Cavalcante

 

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

 

Brinquedo – A Arte do Movimento [Sala 3]

 


Foto: Marina Cavalcante

 

A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 
 Em virtude da alta estação, o Memorial da Cultura Cearense (MCC) funcionará de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até às 20h30).

 

Visitas Mediadas às exposições do MCC

 

O Núcleo Educativo do Memorial da Cultura Cearense vem implementando três
tipos de visitas mediadas. São elas:
Visita simples – Caracteriza-se por ser uma mediação com o caráter mais informativo, destinada a grupos não agendados e a turistas. Duração em média de 30 minutos.


Visita reflexiva
 – Caracteriza-se por ser uma mediação problematizadora, formadora, que instiga o visitante a pensar de forma crítica sobre os objetos museológicos. Duração em média 1h e 30 minutos.
Visita Ampliada – Caracteriza-se por ser uma mediação mais prolongada. Além de ter como ponto central a reflexão, nessa visita, atividades de arte-educação são vivenciadas. Por exemplo, oficinas de contação de histórias, origami, teatro de fantoches e caixa mágica.

Agendamento de grupos para visitas às exposições

 Comunicado: Excepcionalmente do dia 10/12/2012 a 10/01/2013 o agendamento dos museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estará funcionando de segunda à sexta-feira, no horário de 08h às 13h.

Contato: (85)3488.8604
E-mail: agendamento@dragaodomar.org.br

 

Projeto “Museu Vai à Escola”
O Núcleo Educativo do MCC realiza visitas às escolas do entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e outras instituições escolares que tenham interesses em participar do Projeto Museu Vai à Escola. O projeto objetiva promover o conhecimento através da reflexão. O Núcleo realiza oficinas de arte-educação relacionadas às exposições do MCC. Estas podem ser realizadas tanto no MCC, quanto na escola.

Memorial recebe professores
O Memorial da Cultura Cearense disponibiliza este horário para encontro com professores das instituições de ensino público e privado com o intuito de refletir e planejar ações educativas para as exposições do museu. O objetivo é que haja uma maior aproximação entre o espaço escolar e o museu, privilegiando o diálogo entre os dois espaços e ampliando o aproveitamento do museu enquanto espaço educacional.

 

 O agendamento dos museus do CDMAC no período de 10/12/2012 a 10/01/2013 será de 08h às 13h, de segunda a sexta. Após o dia 10/01/2013 o setor funcionará em seu horário normal, de 08h às 17h, de segunda a sexta.

 

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA – MAC

Projeto Novas Aquisições MAC CE

Dos percursos e das poesias

 

Foto:Divulgação

 

O MAC CE apresenta um recorte inédito do seu acervo, resultado da pesquisa desenvolvida pelo curador Bitu Cassundé acerca da produção contemporânea nordestina. A exposição é composta por obras de: Efrain Almeida (CE), Euzébio Zloccowick (AL), Yuri Firmeza (CE), Amanda Melo (PE), Márcio Almeida (PE), José Rufino, (PB), Virginia de Medeiros (BA), Thiago Martins de Melo (MA), Waleria Américo (CE), Bruno Vilela (PE), Rodrigo Braga (PE), Marina de Botas (CE), JaredDomício (CE), Marcelo Gandhi (RN). As obras foram gentilmente doadas ao Acervo MAC CE pelos artistas.

 

Exposições

 

Salvador Dalí, Bíblia Sagrada
“Creio que sou um pintor bastante medíocre no que produzo. O que considero genial é minha visão”.

 


Foto : Marina Cavalcante

Com um grande público de visitantes ao longo dos dois meses de exposição o conjunto de 105 Litogravuras de Salvador Dali que ilustram a Bíblia Sagrada chega aos seus últimos dias. Exposição DALI: A Bíblia Sagrada.

 Em cartaz até dia 11 de janeiro.

 

 Em virtude da alta estação, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) funcionará de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até às 20h30).

 Horários dos Museus em Janeiro: ( a partir de 08/01) Terças às Quintas: 10 às 20h ( com entrada até as 19:30) Sextas, Sábados, Domingos e feriados: das 14 às 21h ( com entrada até às 20:30)

 

 O agendamento dos museus do CDMAC no período de 10/12/2012 a 10/01/2013 será de 08h às 13h, de segunda a sexta. Após o dia 10/01/2013 o setor funcionará em seu horário normal, de 08h às 17h, de segunda a sexta.

 

Ações Educativas

 

“Projeto Estação Acervo MAC-CE”
Eduardo Eloy(CE), Francisco de Almeida(CE) e Luiz Hermano(CE)

O programa Curatorial Estação Acervo busca promover a aproximação das obras do MAC-CE e o público, pautado em ações educativas, falas de artistas, leituras críticas, publicações e debates. Iniciando sua programação evidenciamos obras de três artistas cearenses que possuem aproximações estéticas e residuais com o Surrealismo.

 

LANÇAMENTO DE LIVRO

O Núcleo de Pesquisas em Artes Visuais (NPAV) do Museu de Arte Contemporânea (MAC) lançará o livro “Museu, Arte e Conhecimento: o MAC como lugar de pesquisa”. Esta publicação conta com artigos relacionados às áreas de políticas de cultura, arte-educação e cultura visual, convertidas em linhas de atuação do Núcleo de 2008 a 2011.

 Lançamento no Hall da Biblioteca Leonilson de Artes Visuais, dentro do Museu de Arte Contemporânea, dia 25/01/2013 às 19 horas.

 

 

OFICINAS para Crianças

Nos sábados de janeiro, o MAC oferece uma programação especial para as crianças que visitarem o Museu, com oficinas educativas.

 Dias 12 e 26, às 16 horas, no Museu de Arte Contemporânea. 

Mais informações na recepção do MAC ou por telefone do setor educativo: 3488.8622

Visitas Guiadas

Durante todos os fins de semana de Janeiro Museu oferece visitas com a equipe educativa para grupos que tenham interesse em conhecer o MAC e suas exposições, a partir de 17h.  Informações na recepção ou no telefone do setor educativo (34888622).

 

Telefone: 34888622 – educativomac@dragaodomar.org.br /

 

Biblioteca de Artes Visuais Leonilson

 

Instalação Waléria Américo

 

Espaço especializado em artes visuais com cerca de dois mil livros nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea.

 

 Serviço gratuito, de terça a domingo, das 14h às 21h com acesso até às 20h30

 

Planetário Rubens de Azevedo

Foto: Marina Cavalcante

 

O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia. Sessões do Planetário.

 

Sessões do Planetário

Ingressos: R$ 8,00/4,00

 

O ABC do Sistema Solar
Crianças fazem uma viagem pelo Sistema Solar em uma nave imaginária. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas. 30min.

 

A Conquista do Espaço
Com Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial. Tempos depois, um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso da missão Apolo 11. 40min.

 

Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 40min. 

 

Origens da Vida
Mergulhando no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano, descobriremos as origens da vida em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas. 30min. 

 Terça a sexta-feira
18h O ABC do Sistema Solar
19h Explorando o Universo
20h Origens da Vida

 Sábado, domingo e feriados
17h O ABC do Sistema Solar
18h Explorando o Universo
19h A Conquista do Espaço
20h Origens da Vida

 

Noite das Estrelas
Quando a lua está na fase quarto crescente, o Planetário Rubens de Azevedo disponibiliza telescópio para observação astronômica. O público observa crateras lunares, planetas, fenômenos astronômicos e outros objetos celestes.

 

 Dias 19 e 20, às 19h, em frente ao Planetário Rubens de Azevedo. Acesso livre.

 

LITERATURA

 


Foto: Divulgação

 

 

Lançamento do livro de Inês Vitorino e Andréa Pinheiro : “Qualidade na programação infantil da TV Brasil”

Um olhar atento à questão da qualidade dos programas infantis da TV pública foi o principal objetivo da pesquisa que deu origem ao livro “Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil”, que será lançado no próximo dia 31, às 19 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A obra reúne textos de uma consultoria prestada à TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), realizada pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC).  A pesquisa foi coordenada pelas professoras Inês Vitorino e  Andréa Pinheiro, e contou com a colaboração dos bolsistas Andrea Acioly, Camila Torres, Nut Pereira, Samaísa dos Anjos e Sarah Coelho.

O estudo faz um resgate de diretrizes e bibliografia internacionais sobre os critérios de qualidade no que diz respeito à programação infantil e procede, com base, nessa revisão, uma análise de conteúdo do conjunto da programação e uma análise qualitativa  de cada um dos programas exibidos. No conjunto, foram analisados 23 programas Infantis exibidos pela emissora, com base em uma amostra que totaliza 221 episódios exibidos no decorrer de 04 meses (outubro de 2010-janeiro de 2011). Dentre os programas analisados estão clássicos como Vila Sésamo, Castelo Ra-tim-bum e Cocoricó e produções mais recentes como Dango Balango, TV Piá, entre outros.   Durante o lançamento, os autores farão uma breve apresentação da pesquisa para os presentes.

 Dia 31 de janeiro, às 19h, no Auditório. Acesso livre.

 

TEATRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 

Dias 06 e13
Máscaras
Grupo: Cia Midê Alegria

Pierrot, Colombina e Arlequim , fantasias de um carnaval, uma contação de história que retrata a magia das máscaras de carnaval.

 

Dias 20 e 27

CARNAVAL DE HISTÓRIAS
Grupo: Cia. Catirina/Ateliê da Palavra
Direção e execução musical: Luciana Costa
Narração e direção geral: Josy Correia

“Carnaval de Histórias” comemora a maior festa popular brasileira com histórias inspiradas em histórias das principais canções e compositores do samba: uma folia de cores, palavras e melodias para todas as idades! 

 Dias 6, 13, 20, 27 às 19h, no Espaço Rogaciano Leite. Acesso livre.

 

CINECLUBE DRAGÃO DO MAR

*Filmes da Programadora Brasil

 

Dias Dias 06 e 20

Os Doces Bárbaros – 16h
Direção: Jom Tob Azulay (1978 – 104min)

O documentário dirigido por Jom Tob Azulay registra a turnê de shows “Os Doces Bárbaros”, que aconteceu em 1976 em comemoração aos dez anos de carreira individual de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Betânia.
Classificação 12 anos

É Simonal – 19h
Direção: Domingos Oliveira (1970 – 87min)

Comédia musical estrelada pelo cantor Wilson Simonal, na época um dos maiores ídolos do show business nacional, e dirigido por Domingos Oliveira, um dos grandes diretores do cinema brasileiro. O filme traz Simonal muito à vontade em meio a shows, muita música e divertidos esquetes de humor.
Classificação: 12 anos

 

Dias 13 e 27

Carmen Miranda: Bananas is my business – 16h
Direção: Helena Solberg  (1994 – 92min)
O filme conta a extraordinária história da estrela brasileira que conquistou a imaginação e o coração do mundo. Carmen Miranda, nascida em Portugal e criada no Brasil, foi uma artista de imenso talento. Já famosa na América do Sul, em 1939 ela é descoberta por Lee Shubert que a leva para os Estados Unidos, onde ela se torna “The Brazilian Bombshell”. Carmen Miranda permanece como a mais famosa brasileira a conquistar as telas do cinema. No entanto, para os norte-americanos era mais conhecida como uma figura caricata que carregava um enorme cacho de bananas na cabeça. O filme tenta resgatá-la dessa trama, devolvendo-lhe o que há de mais fundamental: sua identidade.
Livre

 

Cartola – música para os olhos – 19h
Direção: Hilton Lacerda e Lírio Ferreira (2006 – 88 min )
Documentário sobre um dos compositores mais importantes da música brasileira. A história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, o filme traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão sobre a construção da memória do país. O retrato de um homem que se reconstruía com seu tempo.

 

 Dias 6, 13, 20, 27 às 19h, no Auditório. Acesso livre.

 

Bloco Dragão do Samba

Show do grupo Transacionais com participações especiais

 Dias 10, 17, 24 e 31, das 20 às 22h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso livre.

 

Gravação do DVD em Homenagem a Luiz Gonzaga

Fagner com participações de Waldonys, Manassés, Adelson Viana, Chambinho. Show produzido pela AL e pelo Dragão do Mar, Iniciativa do deputado Lula Morais que solicitou requerimento.

 Dia 24, às 20h, na Praça Verde. Gratuito.

CINEMA – CAFÉ COM TAPIOCA

*Domingos.  Classificação: 14 anos

O café da manhã de domingo seguido de um bom filme.
 Dias 6, 13, 20, 27, a partir das 8h30, no Auditório. Acesso livre.

 

Fonte: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: